O que é cirurgia vascular ?

Cirurgia vascular é a parte da medicina que trata das doenças que atingem todo o sistema vascular do organismo, a exceção do coração.

cirurgia vascular

O que é sistema vascular ?

Sistema vascular é o conjunto de vasos que transportam o sangue (artéria e veia) e linfa ( liquido formado nos tecidos rico em proteína e células de defesa, pelos vasos linfáticos) por todo o nosso organismo.

cirurgia vascular

O que são artérias e qual a sua função ?

Artérias são tubos de paredes mais espessa que as veias, com isso, suportam uma maior pressão sangüínea. Possuem uma elasticidade para manter o fluxo sangüíneo constante. As artérias transportam o sangue rico em oxigênio e nutrientes do coração para todo o organismo.

O que são veias e qual a sua função ?

São tubos de paredes finas que transportam o sangue, que já sofreu trocas com os tecidos, da periferia para o centro do sistema circulatório que é o coração; para daí ser levado ao pulmão para ser novamente oxigenado e eliminar o gás carbônico.

Possuem maior calibre que as artérias correspondentes e também estão em maior quantidade. Isso é devido ao fato de que mesmo com seu fluxo sanguíneo mais lento, a veia tem de transportar o mesmo volume de sangue das artérias num determinado tempo.

cirurgia vascular

O que são vasos linfáticos e qual a sua função ?

É formado por vasos e órgãos linfóides e nele circula a linfa (parte do sangue que ficou perdida no tecido e foi absorvida pelo vaso linfático). É um sistema auxiliar de drenagem. Isso ocorre porque tem certas moléculas de grande tamanho que não passam pelos capilares sangüíneos, com isso, estas são recolhidas pelos capilares linfáticos, de onde a linfa segue para os vasos linfáticos, e deste para trocos linfáticos (mais volumosos), que por fim lançam a linfa em veias de médio ou grande calibre.

cirurgia vascular

Certificações / Titulos

Passe o mouse para ampliar

Destaques

Uma agulha é introduzida na veia comprometida guiada por imagens de ecografia vascular e realizamos a injeção da espuma esclerosante.

Espuma ecoguiada

Consiste no disparo do Laser através da pele promovendo a destruição da varicosidade pela dissipação de calor intenso, localizado e seletivo.

laser transdérmico

O tecido alvo reage com a energia da luz, O procedimento é minimamente invasivo e não requer anestesia geral.

laser endovenoso

É um tratamento para o refluxo venoso superficial, uma alternativa menos invasiva a cirurgia tradicional.

radiofreqüência

Importante:

As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional. De nenhuma forma devem ser utilizadas para auto-diagnóstico, auto-tratamento e auto-medicação. Quando houver dúvidas, um médico deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA.

Responsável Técnico: Dr. Walter Jr. Boim Araujo - CRM: 19850-PR;

Especialista em Cirurgia Vascular (RQE nº 14638); Ecografia Vascular com Doppler (RQE nº 333); Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular (RQE nº 1489).

Desenvolvido por: Paulo Henrique