Dr. Walter Jr. Boim Araujo
Cirurgia Vascular e Endovascular
Ecografia Vascular
Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia
CRM: 19850-PR
A própria gestação é um dos principais fatores de risco para varizes.
Há vários motivos para que isso ocorra:
- Durante a gravidez ocorre um aumento do volume de sangue.
- Ocorre a diminuição da velocidade do retorno do sangue das pernas para a pelve e abdome, fazendo com que ocorra um aumento da pressão sobre as veias.
- Um nível mais alto do hormônio progesterona também contribui para varizes, fazendo com que as veias fiquem mais dilatadas.
As varizes durante a gravidez não estão limitados as pernas, elas também podem ocorrer na vulva e serem pequenas e quase imperceptíveis , ou podem ser muito grandes e dilatadas, levando a desconforto para se sentar.
Você não pode controlar uma história familiar de varizes, nem as mudanças em sua circulação, muito menos as alterações hormonais durante a gravidez. Ainda assim, você pode tomar medidas para ajudar a prevenir ou atenuar os efeitos das varizes durante a gravidez.
Algumas Dicas:
1- Eleve as pernas. Elevar as pernas acima do nível do seu coração pode ajudar a promover a circulação. Você pode até colocar um travesseiro firme entre o colchão e a cama para levantar as pernas enquanto você dorme.
2- Mudar de posição. Se você tende a caminhar por longos períodos de tempo , faça pausas regulares para se sentar. Se você tende a sentar-se muito, caminhe regularmente.
3- Monitore seu peso. O ganho de uma grande quantidade de peso em um curto período de tempo é especialmente prejudicial para suas veias.
4- Utilize meia elastica medicinal prescrita pelo seu medico.
5- Beba muitos líquidos e faça uma dieta rica em fibras.
6- Siga as orientações de seu Ginecologista e Angiologista/Cirurgião Vascular.
As varizes que se desenvolvem durante a gravidez muitas vezes desaparecem dentro de alguns meses a um ano após o parto – quando você tiver se recuperado das alterações da hemodinâmica vascular e hormonais da gravidez.
Enquanto isso, não hesite em discutir as suas preocupações ou desconfortos com o seu Angiologista/Cirurgião Vascular.